segunda-feira, 18 de maio de 2009

Globalcode Open TDC: um sucesso!

openTDC

Ano passado participei do TDC2008 e nesse final de semana ocorreu o Open TDC organizado pela Globalcode, baseado em um projeto muito interessante chamado Open4Edutation onde foram abordados sobre tendências Java como JavaFX, JavaTV, arquiteturas JSF, Spring e Seam e assuntos não relacionados a Java como Agile.

Palestras como robótica e agile que eu não esperava seria grande coisa, mas foram produtivas, bem humoradas e bastante interessantes. Aprendi algumas analogias interessantes como: “Para ser um bom fotografo você precisa ver fotos, para ser um bom fotografo você precisa tirar fotos”, falando em relação a ser um bom programador (ver códigos de outras pessoas e fazer códigos ).

P5170002
Uma ótima palestra sobre o movimento opensource, apresentando sobre a comunidade opensource, vantagens, direitos, questões éticas e etc. Material muito rico e interessante de informações sobre a comunidade.
P5170005
Ótima palestra sobre arquiteturas com JSF, Seam e Spring, ministradas por Dr. Spock e Vinícius Senger, apresentando a evolução das arquiteturas “básicas” às arquiteturas utilizado esses frameworks, desafios e objetivos.

P5170008 P5170011
Palestra sobre movimento ágil e metodologias ágeis como: SCRUM, XP e Lean. Bastante produtiva, o palestrante Claudio Teixeira, apresentando o “caminho das pedras” do Agile de forma bastante humorada, arrancando várias risadas.

P5170016
P5170021
Sobre JavaDTV não esperava muito, mas foi uma das mais interessantes e é uma forte tendência hoje em dia, mas ainda tem muitas coisas para serem definidas, mas é um ramo que se pode ganhar muito dinheiro devido ao poder de interatividade que irá ter com seus usuários.

P5170020
E a palestra que eu mais esperava no dia, que por sinal foi a última foi o Painel: JavaFX, Flex e GWT. Foram apresentados o melhor de cada tecnologia. Gostei muito do JavaFX devido a facilidade de desenvolver RIA e das aplicações rodarem tanto em browser como em desktop, apenas clicando e arrasto pra fora do browser sua aplicação.

A Globalcode estará organizando um outro evento para comunidade Java o JustJava. Onde as inscrições já estão abertas. Vamos aguardar mais um fantástico evento organizado pela GlobalCode, que estão de parabéns. Inscrições do JustJava2009:

justJava
Em uma apresentação achei muito interessante um video que foi mostrado, então procurei e estou compartilhando aqui. Seja aberto as novas possibilidades, “be open”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário