Participei pela primeira vez da terceira edição do falando em java 2009 organizado pela Caelum. Tivemos a presença de Jim Webber da ThoughtWorks. Teríamos a presença também de Bill Burke, mas devidos a problemas de visto, não compareceu ao vento, mas que foi muito bem preenchido a vaga com outra palestra do Jim Webber.
Tivemos palestras interessantes como a do próprio(e muito esperada) Jim Webber sobre Guerrilha SOA, bom bastante bom humor e fotos engraçadas nos seus slides. A utilização de SOA e comunicação(ponte) entre os sistemas, utilização de um barramento ESB para trocar mensagens entre os sistemas como se fossem hubs.
Outra palestra bastante interessante foi sobre Jboss Seam e Web Beans onde foi utilizado um exemplo de uma pessoa recebendo pão em casa(injetando o pão na sua casa?), mostrando o que queriam falar mesmo era sobre a especificação JSR 299.
Já tinha ouvido falar sobre o framework VRaptor 3, mas não sabia que ele era desenvolvido por brasileiros. Filipe Sabella e Guilherme Silveira apresentaram seu frameworks onde seu objetivo principal é beneficiar o refatoramento, minimizar arquivos de configurações, rápido e fácil para implementação de testes.
Outra palestra bastante interessante foi a Para onde vai a plataforma Java ? ministrada por Anderson Leite e Fábio Kung apresentando o que iria pro JDK 7 e o que iria pro(talvez quem sabe) o JDK 8, 9, 10, 11… que pelo vem por ai, Java vai ficar cada vez mais parecido com scripting…
Como em todo evento nem tudo é 100% tivemos palestras que decepcionaram como a Profissional Java Efetivo, achei muito enrolado, demorava demais para explicar uma coisa simples, só pra atrasar a palestra seguinte sobre Jboss Seam e Web Beans. Sem falar que o nome não tem nada haver com o que foi apresentado na palestra. Pensei que seria algo como mercado de trabalho para desenvolvedores java, o que era necessário para um bom profissional precisava ter, mas não foi nada disso. Fail!
Também tivemos a Arquitetura para aplicações Java de Médio Porte, muito fraca também, pouco interessante. Mas como um todo o evento foi muito proveitoso, devido ao networking, coffeebreak, novos conhecimentos de java, tendência. O evento foi muito bem organizado, mesmo com alguns imprevistos, não conseguiu tirar o brilho que foi o Falando em java 2009. Caelum e equipe, vocês estão de parabéns!! Pass!
Frase do evento: “Um congresso não é nada mais nada menos do que um monte de palestras entre os coffeebreaks” por Fábio Kung.
Bom chega de eventos, de volta a programação normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário