terça-feira, 23 de junho de 2009

JBoss Tattletale: era o que eu precisava

tattletale

Esses dias fazendo a migração de um projeto para o maven2 e notei que o mesmo ficou com cerca de 64mb. Ele não é tão grande assim ou pelo menos não deveria ser. Então foi passado pra mim para remover algumas dependências que certamente o projeto não utilizava.

Antes de começar a fazer essa busca das dependências “na mão”, foi postado no fórum da empresa um projeto interessante, chamado Jboss TattleTale.

Jboss TattleTale é uma ferramenta desenvolvida pela Jboss que pode dar um overview de um projeto que esteja trabalhando ou de um produto, gerando um relatório que fornece:

  • Identificar dependências entre arquivos .jar
  • Encontrar classes perdidas no classpath.
  • Identificar se uma classe está em multiplos jars.
  • Identificar se existe jars em localizações diferentes.
  • Encontrar jars similares que tem números de versões diferentes ou sem números de versão
  • Pega o status OSGi do seu projeto.

Gerando uma página .html assim de um projeto de exemplo que eu fiz:

reporttattletale

O que ele faz é percorrer recursivamente o diretório passado como argumento com o arquivos .jar e então criar os relatórios em arquivos .html

Agora é aguardar plugin do Eclipse e Netbeans. Muito útil esse projeto e fica aí dica.

Postar um comentário

quarta-feira, 17 de junho de 2009

[Tradução] Gartner: nove maneiras de medir o sucesso em SOA

traducaoSOA

Para inaugurar uma nova categoria do blog, #SOA um assunto que me interessa muito e que começo com a tradução de um artigo que vi no blog ZDNet de autor chamado Joe McKendrick. Enjoy!

Por que usar SOA?

Meu amigo Steve Swoyer publicou um pouco sobre Visual Studio relacionado a uma observação de Gartner que a maioria das empresas pode ter caído em uma “unimente” quando se trata de SOA. É isso, eles fazem SOA por que todos os outros parecem estar fazendo isso.

Como explorado aqui neste blog a poucas semanas atrás, Gartner descobriu que 40% das empresas com projetos SOA não se importam em medir os resultados ou o ROI. (Isso é bom ou ruim comparado com outras iniciativas? eles não dizem.) Mas de alguma forma é que existe muitos esforços de SOA acontecendo por ai, mas sem sentido se eles são entregues ou não.

Gartner recomenda: comece pequeno, identifique benefícios de negócios específicos e foque em atingí-los.

Aqui são alguns pontos que podem ser medidos para determinar se o serviço é entregável, cortesia de Gartner:

  1. Prover eficiência, particularmente com respeito a execução de processos de negócios.
  2. Custos de processos administrativos mais baratos.
  3. Maior visibilidade na existência/execução de processos de negócio.
  4. Reduzir o número de passos manuais em papeis.
  5. Melhoria na eficácia a nível de serviços.
  6. Implementação de processos mais rápidos.
  7. Time to Market mais rápidos.
  8. Diminuir ciclos de projetos.
  9. Redução em um custo total do desenvolvimento de aplicação e manutenção.

Steve também passou esse pequeno conselho: evite pensamento reflexivo – ou prós ou contra. “Se implementar SOA apenas por implementar não é uma estratégia viável, nem por isso os benefícios imediatos de SOA são ambíguos ou inatingíveis.”

Postar um comentário

quinta-feira, 11 de junho de 2009

…Acabou e o Google venceu!!!

googlewave

Brincadeiras a parte, o Google apresentou seu novo projeto o Google Wave. É uma nova forma de comunicação e colaboração na internet este ano.

Wave é uma combinação de instant messaging, e-mail, media social, onde você poderá trabalhar compartilhando fotos, documentos, mapas e ver as atualizações quase que em tempo real.


Qualquer participante do Wave poderá deixar mensagens, editar conteúdo e adicionar participantes em qualquer ponto do processo e analisar o histórico de cada operação realizada, a cada alteração.


O Google Wave irá interagir com Orkut, Blogspot, Twitter, Google Maps e até com o Mantis Bug.

Compartilhar fotos, visualizá-las com slide show, compartilhar com os participantes do Wave, adicionar novos participantes, publicar em blogs, atualizar no wave e refletir automaticamente no blog e etc.


Para poder ser avisado quando o Wave estiver disponível, basta digitar seu email e algumas informações AQUI.


Bom fica a dica para ver no feriado.

Postar um comentário

domingo, 7 de junho de 2009

Microsoft mata joysticks

projectNatal
Microsoft declara morte aos joysticks. No evento realizando em primeiro de junho o evento E3 2009 realizado pela Microsoft, foi apresentado o Project Natal. A Microsoft sempre com projetos inovadores, mas dessa vez isso irá revolucionar a forma de jogar video game e forma de interativade com os mesmos.

O Project Natal é uma forma de jogar com o console da Microsoft Xbox 360 sem precisar de controles, você é o próprio controle. Seus movimentos são reproduzidos na tela do jogo quase que em tempo real. Em jogos agora você não interpreta um herói, você é o herói.

O video que foi apresentado pela Microsoft no E3 para mostrar o novo produto para seu console:

O lançamento dessa inovação tecnológica na forma de jogar games está prevista para 2010, sem uma data definida ainda. Esse video parece aqueles videos fakes encontrados na internet, mas além do video acima foi feito um demonstrativo para todos que estavam lá.

A Sony com seu console Playstation 3 apresentou também seu novo projeto o Sony Motion Controller que permite o jogador entrar dentro do jogo e interagir com o mesmo. No evento foram apresentados as capacidades dessa nova jogabilidade com o Motion Controller. Ótimo para jogar RPGs, jogos de primeira pessoa, ou mesmo lançamentos de magias.

Agora o que se pode fazer é esperar sair no mercado para comprar e aproveitar toda essa interatividade que teremos direito. Além disso vou ter que fazer umas mudanças, vou precisar de uma sala maior.

Postar um comentário

terça-feira, 2 de junho de 2009

Post Legendas (Festival de legendas)

falandoemjava Foto tirada no falando em Java 2009

Postar um comentário