quarta-feira, 17 de junho de 2009

[Tradução] Gartner: nove maneiras de medir o sucesso em SOA

traducaoSOA

Para inaugurar uma nova categoria do blog, #SOA um assunto que me interessa muito e que começo com a tradução de um artigo que vi no blog ZDNet de autor chamado Joe McKendrick. Enjoy!

Por que usar SOA?

Meu amigo Steve Swoyer publicou um pouco sobre Visual Studio relacionado a uma observação de Gartner que a maioria das empresas pode ter caído em uma “unimente” quando se trata de SOA. É isso, eles fazem SOA por que todos os outros parecem estar fazendo isso.

Como explorado aqui neste blog a poucas semanas atrás, Gartner descobriu que 40% das empresas com projetos SOA não se importam em medir os resultados ou o ROI. (Isso é bom ou ruim comparado com outras iniciativas? eles não dizem.) Mas de alguma forma é que existe muitos esforços de SOA acontecendo por ai, mas sem sentido se eles são entregues ou não.

Gartner recomenda: comece pequeno, identifique benefícios de negócios específicos e foque em atingí-los.

Aqui são alguns pontos que podem ser medidos para determinar se o serviço é entregável, cortesia de Gartner:

  1. Prover eficiência, particularmente com respeito a execução de processos de negócios.
  2. Custos de processos administrativos mais baratos.
  3. Maior visibilidade na existência/execução de processos de negócio.
  4. Reduzir o número de passos manuais em papeis.
  5. Melhoria na eficácia a nível de serviços.
  6. Implementação de processos mais rápidos.
  7. Time to Market mais rápidos.
  8. Diminuir ciclos de projetos.
  9. Redução em um custo total do desenvolvimento de aplicação e manutenção.

Steve também passou esse pequeno conselho: evite pensamento reflexivo – ou prós ou contra. “Se implementar SOA apenas por implementar não é uma estratégia viável, nem por isso os benefícios imediatos de SOA são ambíguos ou inatingíveis.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário