terça-feira, 21 de abril de 2009

Utilização de Profiles nas aplicações

profiles

A pouco tempo senti a necessidade da utilização de uma ferramenta de Profiling para tentar identificar um  bottlenecks(gargalos) em algumas funcionalidades que estavam com o desempenho comprometido. Essa ferramenta é ideal para analisar o comportamento da aplicação e identificar partes que precisariam ser otimizadas.

Pesquisando vi que existiam um para cada tipo de IDE utilizado no mercado. Então resolvi apresentar as ferramentas de profiling das IDE´s mais utilizadas no mercado: Netbeans, Eclipse e IntelliJ.

Acho interessante a utilização de ferramenta de profiler para testes de implementações de casos de usos, apresentando relatórios de desempenho, validando até requisitos não-funcionais como tempo de resposta por exemplo.

Profiler do Netbeans:

Profiler Netbeans 
Pode armazenar valores off-line, pode controlar a quantidade de memória utilizada, tempo gasto em cada método. Possui perfis baseado em tarefas, Heap Walker, profile points onde podem ser coletados dados e snapshots apartir daquele ponto e etc.

Essa ferramenta de profilling já vem acompanhada com a IDE.

Para eclipse existe o JProfiler, também suportada para Netbeans. No site do plugin apresenta os 10 motivos para se utilizar o JProfiler. É uma pena não ser uma ferramenta free e não vem com o eclipse, mas existe outros plugins para profile.

A IDE IntelliJ também possui plugins de profiling, suportando também o JProfiler, IntelliPROF, DevParter entre outros.


Ferramentas de Profiling apresentam características comuns como relatórios de performace de CPU, memória utilizada pela aplicação, monitoramento das threads, criação de gráficos de chamadas de métodos e tempo gasto em cada método.

Aproveite a utilidade dessa incrível ferramenta. Ótimização sempre! Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário